-
Arquitetos: Fabio Jorge Arquitetura, Sao Paulo Arquitetos
- Área: 975 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Pedro Kok
-
Fabricantes: Aricanduva Esquadrias Metálicas, Assa Abloy, Daikin Mcquay Ar condicionado, Deca, Engemetal, JRS Pisos e Decoraçõe, JRS Pisos e Decorações, Largrill Serralheria Artística, Lumini, Portobello Shop, Quicolli, Real HT, kitchens
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi apelidada de W270 em função da precisa orientação do lote no sentido oeste. Esta condição, associada ao fato do lote de fundos, de orientação oposta, estar em cota muito elevada e que impediria qualquer possibilidade de visuais a partir da casa, acabou por nos obrigar a estabelecer essa orientação como ponto de partida para toda a organização do lote.
O projeto se inicia ao estabelecer dois terraplenos; o primeiro, inferior e 3 metros acima da rua, é definido por um campo de recreação; enquanto o segundo, 6 metros acima da cota da rua, define a área de implantação da casa propriamente dita.
No centro desse terrapleno um quadrilátero define um recinto, um vazio, o coração da casa. É esse vazio que articula os corpos construídos que acabam por gerar a configuração final do projeto. O lugar onde estão posicionados todos os espaços de uso coletivo e para onde tudo converge.
Ao norte deste recinto a piscina e o volume que compreende spa, sauna e home theater; ao sul, na barra mais extensa, as suítes; e no corpo à leste as cozinhas e demais dependências de serviços. Estes três corpos estáveis, protegidos em função daquilo que abrigam, recebem uma grande cobertura metálica que define os espaços de estar, jantar e a varanda, que podem, quando conveniente, tornarem-se um único espaço.
Este espaço se estende ao deck e continua até o gramado e a parede que define o limite do terrapleno superior. É a partir deste ponto onde se pode apreciar a vista completamente desempedida do condomínio, a bela geometria do lago, a geomorfologia dos campos e, no horizonte, ao final do dia, o pôr do sol.